17 dezembro 2005

COMPLEXO DA MELANCIA

O complexo da melancia está devidamente estudado na psiquiatria, existindo abundante bibliografia sobre o assunto. Trata-se de um comportamento desviante da personalidade, que pode ser corrigido através de uma terapia comportamental adequada.
Este comportamento desviante foi designado por complexo da melancia, pois o seu sintoma mais frequente consiste no facto do indivíduo aparentar ser verde, por fora, mas ser efectivamente vermelho, por dentro. Trata-se, pois, de um indivíduo com uma dupla personalidade (p. ex., a nível desportivo), que insiste em preferir, perante os outros, uma cor que efectivamente não corresponde às suas preferências emocionalmente mais intimas (ver imagem). Daí resulta um grave distúrbio da sua personalidade.

O complexo da melancia pode afectar a personalidade do individuo a vários níveis. No caso mais simples, o individuo tende apenas a disfarçar o seu complexo escondendo a melancia (é o caso, p. ex., de pessoas com o nome associado a outros frutos: laranjas, ...) . Nos casos mais severos, o indivíduo não tem consciência do seu comportamento desviante e, nesse caso, deve ser estimulado a procurar apoio junto de técnicos especializados, de forma a ser submetido a uma terapia comportamental adequada. O recurso a técnicos especializados é importante para prevenir a ocorrência de consequências sérias resultantes do choque entre as duas personalidades do indivíduo que se encontram em conflito (fenómeno tecnicamente designado por "Faísca").
Não se conhecem estatísticas relativas à incidência do complexo da melancia em Portugal. Admite-se, contudo, que seja elevada. Neste Blog continuaremos a apresentar alguns casos, para que os interessados possam compreender melhor o fenómeno.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Hehehe, demais :-), O nosso amigo Ruca (Tiago) nem diz nada, quem cala consente.

12:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem, é como já disse noutra ocasião, este blog começa a ter artigos de tal modo interessantes de certeza que vai ser editado em livro. Este artigo por exemplo deve ir direitinho pra revista Science.

7:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home