21 dezembro 2005

NOVELA - "ISTO VAI DAR FAÍSCA" (8)

FINAL 2
(foto gentilmente cedida por José Cordeiro)

A novela deve ser lida assim:

Joca: "Se eu te disser uma coisa não dizes a ninguém ?"
Empresário de Joca: "Claro que não. Podes contar sempre com gente amiga como eu..."
Joca: "Sou Benfiquista desde pequenino."
(tempos depois...)
Joca: "Ai a gaita: atão, afinal andaste para aí a espalhar que eu sofro do complexo da melancia? Isso foi TRAIÇÃO!!! "
Empresário de Joca: "Não, por favor, não te chateies comigo. Se não fosse por mim, eles saberiam por outros: a verdade vem sempre ao de cima! "

Resultado: houve faísca entre JOCA e o seu empresário, que cortaram relações.

Lição 1: Joca não fez mais do que já tinha feito Simão Sabrosa: mostrou que ser fiel a um clube nada tem a ver com a genuina paixão clubista de uma pessoa. JOCA sempre se disse benfiquista, mas soube honrar os compromissos com uma equipa de bairro, com quem tinha um compromisso. Ele não foi para o estrangeiro por ser Sportinguista: não foi por ser um homem honrado e por ser fiel aos seus compromissos.

Lição 2: Há uns dias respondi isto ao Mário Duarte: "Mas deixe-me que acrescente uma coisa: essa sua aversão ao jornal A Bola, sendo legítima, parece-me um pouco excessiva. De acordo com os seus critérios, há outros jornais com aspectos também muito censuráveis. em breve vou publicar aqui um exemplo que o vai fazer mudar de opinião". Veja, Mário, como também o jornal Record merece a nossa censura: contou a história de Joca muito mal contada, não acha? Vendeu a ideia de fiel (como adepto) e não a ideia de fiel (aos compromissos).

Lição 3: Isto estava tudo pensado... Vocês todos (uns por uns motivos, outros por outros...) queriam outro final, não era? "Nunca deixes de surpreender, a ti e aos outros" é o conselho que vos dou, em jeito de prenda de Natal. Esse é um dos caminhos para preservar as amizades, para manter os amigos, para nos mantermos bem connosco próprios e com a vida.

Com toda a amizade vos desejo Boas Festas, um bom Natal e um Ano Novo cheio de boas notas a LP1.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ah Grande Ponta-De-Lança!!!
Há clubes interessados em saber a cláusula de rescisão!??

2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este post e de se lhe tirar o chapeu!! Gostei da atitude, da moral da novela e de como soube aporveitar a montagem k eu fiz. um Feliz natal e que os melhores momentos de 2005 sejam os piores de 2006. ;)

5:58 da tarde  
Blogger Jorge Constantino said...

Obrigado, Zé:

Depois do que me deseja (que os melhores momentos de 2005 sejam os piores de 2006) percebo que, no mínimo, quer um SLB Campeão Nacional !!!

E depois diga que não sofre do complexo da melancia...

11:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

HAHAHA, Stor não me faca rir que eu tenho ceiro!! Eu quando disse aquilo fui no sentido de que em 2006 corra tudo bem, e não que certo clube ganhe o campeonato ( ja nem me recordo do nome do clube sei que comeca por B... e é de Lisboa, axo que e Belenenses, eu nunca decoro nomes de equipas pequenas...) ;)

12:11 da manhã  
Blogger Jorge Constantino said...

Zé:

Está dito, está dito. Mesmo que agora diga que não disse o que disse, o que é certo é que disse mesmo o que disse. Parece confuso mas não é: leia uma dúzia de vezes e vai ver que percebe...

Aliás, a psicanálise pode ajudá-lo a perceber que há "lapsos" de linguagem que não acontecem por acaso. No seu caso, isso poderia muito bem significar que acabou por dizer o que intimamente pensava mas sem se aperceber disso.

A minha teoria do complexo da melancia começa a mostrar a sua razão de ser. Tal como o Bruno sugeriu, é uma tese que ainda vai aparecer publicada na Science...

12:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na "lição 1" acho que falta uma referencia clara ao clube principal de muitos jogadores actualmente...o dinheiro...esse é o verdadeiro clube de muitos jogadores e como tal muitos jogadores agem como mercenários (mas não os posso criticar muito por isso...será que eu não teria os mesmos ideais na posição deles?).Hoje em dia poucos são os jogadores que são realmente adeptos de algum clube e tem razão quando refere que paixão clubistica é diferente de "fidelidade" ao patrão...vejamos o caso do Mantorras que descobri há pouco tempo ser um apaixonado pelo Sporting, não se cansando no entanto de repetir que é profissional e como tal tem de defender a sua empresa(não vá ele acabar no desemprego...)!Mas não foi por causa da preferência clubistica que me referi ao facto de o Benfica precisar de Sportinguistas para ter bons jogadores na equipa, mas sim apenas ao facto de terem sido formados no Sporting, compreendo que talvez me tenha exprimido mal!
Na "lição 2"...sim eu li essa resposta...e ao que eu lhe respondi que a minha aversão não era exclusiva ao jornal "Abola", mas sim a todo o jornalismo especulativo e sensacionalista.Antes de responder ao resto, permita-me que lhe diga que as listas verdes e brancas juntamente com o simbolo Sportinguista lhe assentam muito bem...Agora voltando ao cerne da questão...Não posso defender um jornal que constantemente critico, mas posso-lhe dizer, fazendo o papel de advogado do Diabo,que a história até pode estar mal contada mas já deverá ter ouvido dizer também que todos os mitos têm um fundo de verdade e como tal nem tudo o que parece é e nem tudo o que é, parece...a vida é tão irónica...será que não o veremos um dia a torcer pelo Sporting? ;)

Lição 3:

Aqui não tenho nada a acrescentar, a não ser...um obrigado pelo desejo expresso na última linha e que tenha também um feliz natal e um bom ano novo!E já agora que as notas de LP1 também sejam boas...hehe... ;)

P.S.-Não espere que o Pai Natal salve o Benfica este ano...ele já disse que antes tem muita coisa para fazer...acabar com a fome e a guerra no mundo...coisas mais faceis, diz ele!

6:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Agora acerca do seu comentário acerca da psicanálise...os lapsos na linguagem podem induzir a algo que temos no subconsciente, mas para além de afectar a forma como nos exprimimos, também afecta a forma como percepcionamos determinadas situações, portanto quem será que errou?Quem escreveu...ou quem avaliou o que foi escrito?

6:47 da tarde  
Blogger Jorge Constantino said...

Eh, lá, desta sobre a psicanálise gostei, Mário. Está convidado para um café para conversarmos mais sobre o assunto.

7:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home