Aula de 7-8/Nov/2005, 2ª-3ªFeira
Pretende-se fazer a gestão das classificações obtidas por vários alunos, do 3º ciclo, nos vários testes das várias disciplinas que compõem o seu plano de estudos. Para isso:
1) Solicite ao utilizador que indique o nº de alunos, de disciplinas e de frequências a considerar;
2) Faça a recolha de todas as notas. Estas são dadas em valores inteiros numa escala de 0 a 20. A leitura das notas poderá ser feita de uma de duas maneiras: por alunos+disciplinas+testes ou por disciplinas+testes+alunos (nota: o último termo é o que varia mais depressa);
3) Defina uma função que receba duas notas e que devolva a mais baixa;
4) Defina uma função que receba duas notas e que devolva a maior;
5) Calcule e indique qual o aluno+disciplina+teste que teve a maior nota (se houver vários com a mesma nota, indique o primeiro deles);
6) Calcule e indique qual o aluno+disciplina+teste que teve a pior nota (se houver vários com a mesma nota, indique o último deles);
7) Defina uma operação para alterar a nota de um aluno no teste de uma disciplina indicados pelo utilizador;
8) Defina uma operação para bonificar em 20% todas as notas do teste e da disciplina indicados pelo utilizador;
9) Conceba um menu que esteja sempre presente no ecrã e que disponibilize as operações previstas nos pontos 5 a 8.
1) Solicite ao utilizador que indique o nº de alunos, de disciplinas e de frequências a considerar;
2) Faça a recolha de todas as notas. Estas são dadas em valores inteiros numa escala de 0 a 20. A leitura das notas poderá ser feita de uma de duas maneiras: por alunos+disciplinas+testes ou por disciplinas+testes+alunos (nota: o último termo é o que varia mais depressa);
3) Defina uma função que receba duas notas e que devolva a mais baixa;
4) Defina uma função que receba duas notas e que devolva a maior;
5) Calcule e indique qual o aluno+disciplina+teste que teve a maior nota (se houver vários com a mesma nota, indique o primeiro deles);
6) Calcule e indique qual o aluno+disciplina+teste que teve a pior nota (se houver vários com a mesma nota, indique o último deles);
7) Defina uma operação para alterar a nota de um aluno no teste de uma disciplina indicados pelo utilizador;
8) Defina uma operação para bonificar em 20% todas as notas do teste e da disciplina indicados pelo utilizador;
9) Conceba um menu que esteja sempre presente no ecrã e que disponibilize as operações previstas nos pontos 5 a 8.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home